quinta-feira, 2 de maio de 2013

Secretaria de Educação realiza Encontro de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa


Foto: Lucas Leitzke 

Professores alfabetizadores da rede municipal que atuam com alunos dos anos iniciais ( 1º,2ºe 3º ano) participaram na última sexta-feira (26) do Encontro de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Realizado na Biblioteca Pública Municipal o evento contou com a presença do prefeito Cláudio Martins, do vice Lisandro Lenz, da equipe da SME e da orientadora de estudo. 
Segundo informações da Secretária de Educação, Maria da Graça Souza, após o município aderir ao pacto, através da parceria entre governo federal e Prefeitura, foi dado início as atividades nas escolas, direcionadas aos profissionais, porém o trabalho segue em várias etapas, entre elas as avaliações sistemáticas.  O desenvolvimento do Pacto pela Alfabetização prevê ações que contribuam para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização; para os processo de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças; para o planejamento e avaliação das situações didáticas; para o conhecimento e uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo da alfabetização. 
" No nosso município é baixo o número de crianças que estão na escola e não estão alfabetizadas, mas é importante ressaltar que fazemos parte deste país e por isso aderimos ao pacto nacional para romper de vez com o analfabetismo", destacou Maria da Graça que conta ainda que no município 694 alunos da zona rural e urbana são atendidos com as ações do pacto. 

Saiba mais sobre o Pacto * :

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Alfabetização
Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.
Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.
*fonte MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.