segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Secretaria de Educação realiza terceira Formatura do Brasil Alfabetizado

Fotos: Fernanda Barbier

por Fernanda Cassel
            Na quarta-feira (24) a Prefeitura Municipal de Jaguarão através da Secretaria de Educação realizou a terceira formatura do programa Brasil Alfabetizado. Além da celebração deste importante momento a noite também foi marcada pela reabertura do auditório da Biblioteca Pública Municipal, que passou por obras de reforma. Fizeram parte da mesa de autoridades, o Prefeito Cláudio Martins, a Secretária de Educação, Maria da Graça Souza, o representante do Legislativo, Vereador Oberte Paiva e a Coordenadora do programa Brasil Alfabetizado, Maria Gabriela Segóvia.
            A cerimônia teve início com um recital apresentado pelo compositor e escritor Martim César Gonçalves e pelo músico Sandro Chagas. Na sequência os 23 formandos receberam de suas educadoras os certificados de alfabetização. O público presente ainda teve a oportunidade de conferir um vídeo sobre o programa de alfabetização em Jaguarão, onde através do exemplo da educadora Sílvia Calcagno e de seus alunos foi possível visualizar a coragem e a força de vontade de dezenas de jovens, adultos e idosos bem como a importância e as transformações que o programa realiza tanto na vida dos alunos como na vida do educador.
            Emocionado, o Prefeito Cláudio Martins enfatizou a coragem de cada um dos adultos e idosos que receberam seus certificados assim como o trabalho extraordinário e dedicado feito pelas educadoras. Ele ainda ressaltou a importância de reinaugurar o auditório da Biblioteca, que é um espaço de toda comunidade, onde são realizados diversos eventos da literatura, da cultura e da educação. “Essa é uma noite de celebração e quero encerrar dizendo que vocês formandos nos orgulham muito. É uma honra estar compartilhando com todos vocês esse momento”, disse.
            De acordo com a Secretária Maria da Graça o programa Brasil Alfabetizado está em funcionamento no município desde 2009 e já alfabetizou mais de 50 pessoas. Ela destaca que importantes passos estão sendo dados, mas ainda é preciso avançar mais. “O desafio para Jaguarão é concretizar uma cidade educativa e isso passa necessariamente pela busca de zerar o índice de analfabetismo, ampliando as condições de acesso para quem nunca chegou a escola ou dela foi expulso, não tendo a oportunidade de fazer uma leitura do mundo.  É importante também garantir a permanência que passa pela oportunidade desses novos alfabetizados continuarem os estudos em turmas regulares nas escolas públicas do município”, afirma.
            Após a cerimônia os formandos, familiares, autoridades e convidados participaram de uma confraternização no saguão da Biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.