quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Igreja Matriz ganha iluminação diferente para marcar o Outubro Rosa

Foto: Fernanda Barbier

por Fernanda Cassel 


O Outubro Rosa é um movimento que acontece em todo o mundo para chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. Na última semana em Jaguarão, a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo ganhou uma iluminação diferente como forma de fazer uma referência ao movimento. A iniciativa foi uma parceria da Liga Feminina de Combate ao Câncer e Prefeitura Municipal.
De acordo com a Secretária de Saúde, Elaine Goularte, mulheres com mais de 40 anos devem fazer o exame clínico a cada dois anos ou uma vez por ano conforme solicitação médica, pelo fator de risco.  "Nossa intenção é sensibilizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças o que aumenta a chance de cura. Detectar precocemente é um dos principais fatores na busca pela cura da doença".
Ela ainda destaca a importância das mulheres buscarem orientação nos postos de saúde e também de fazerem o autoexame. "Toda mulher com mais de 40 anos, deve procurar um posto de saúde para suas mamas serem examinadas por um profissional de saúde. Conhecer suas mamas é fundamental. Toda mulher deve fazer o autoexame e se perceber algum caroço, acompanhado de dor ou não, se surgirem alterações no mamilo ou qualquer alteração é necessário procurar imediatamente o médico".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.