terça-feira, 27 de novembro de 2012

Prefeitura implanta equipe de Saúde da Família na UBS do bairro Kennedy

Dra. Daniela Colvara é a médica da quarta equipe de ESF
Foto: Lucas Leitzke



por Fernanda Cassel
Desde a última semana os usuários da Unidade Básica de Saúde Rudy W. Kussler, que atende moradores do bairro Kennedy e arredores, estão tendo acesso a um serviço de saúde mais qualificado. Isso porque no local foi implantada a quarta equipe do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). Além do bairro Kennedy, a Prefeitura Municipal também já implantou o sistema de ESF nos postos dos bairros Pindorama, Boa Esperança e Vencato.
De acordo com o Prefeito Cláudio Martins essa é mais uma importante conquista para qualificar os serviços de saúde em especial a atenção básica, que atua com a prevenção. “O ESF foi um grande desafio. Quando assumimos não havia nenhuma equipe de ESF nos postos de saúde e disponibilizar esse serviço aos cidadãos jaguarenses foi definido como uma das nossas prioridades de governo desde 2009”, destaca.
Ainda segundo o Prefeito com a implantação da quarta equipe na UBS do bairro Kennedy são mais de 50% da população coberta com o Programa Estratégia de Saúde da Família. “Para o segundo mandato nossa proposta é de implantar mais duas equipes chegando a uma cobertura de 80% da população”, adianta.
A partir de agora com o ESF a população pode contar com uma equipe interdisciplinar de saúde (médica, enfermeira, técnica de enfermagem, dentista e auxiliar de saúde bucal), e também com sete agentes comunitários de saúde que buscam conhecer a realidade das famílias e integrá-las ao serviço.
O agendamento para médico e dentista será feito todas as sextas-feiras às 10:30h.

Comunidade recebe orientações sobre o funcionamento do ESF: Na terça-feira (20), um dia antes de iniciar o funcionamento do ESF que irá atender o bairro Kennedy e arredores, a equipe de trabalho juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma reunião na Sociedade Beneficente Tiradentes a fim de orientar a comunidade sobre o funcionamento do ESF.
Na oportunidade o Secretário de Saúde, Celso Caetano falou sobre a importância do novo sistema e fez um relato sobre a implantação das equipes de ESF no município bem como sobre os investimentos que estão sendo feitos nos postos, como a construção de novas Unidades, reformas e ampliações.
Foto: Sandro Calvetti
A enfermeira Bruna L. Gomes apresentou a nova equipe de ESF e as microáreas dos agentes comunitários de saúde. Ela destacou que as mudanças irão organizar o serviço e qualificar o atendimento. “Neste primeiro momento, a implantação do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) traz algumas mudanças no funcionamento da unidade. Além disso, a ampliação e reforma do espaço físico, trará uma infraestrutura mais adequada para receber a comunidade. O objetivo é organizar o serviço e melhorar a qualidade do atendimento à saúde da população residente na área beneficiada pelo programa. A proposta é priorizar a saúde preventiva, não focando apenas nas ações curativas”, explica.
Durante a reunião a comunidade ainda recebeu orientações sobre a importância da prevenção, do trabalho dos agentes comunitários de saúde e também teve a oportunidade de ter uma melhor compreensão do funcionamento a partir da apresentação da experiência da enfermeira Vanessa Alves que atua na UBS do bairro Boa Esperança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.