terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Jaguarão é uma das quatro cidades gaúchas contempladas com o PAC das Cidades Históricas


Foto: Elisabete Alves


Por Fernanda Cassel
O Prefeito Cláudio Martins trouxe boas notícias de Brasília para a comunidade jaguarense. Uma de suas agendas, na capital federal, foi na quarta-feira (30), no Ministério do Planejamento, onde participou da reunião de trabalho conduzida pela ministra da pasta, Miriam Belchior, pela ministra da Cultura, Marta Suplicy e pela presidente do Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado.
Jaguarão foi um dos 44 municípios selecionados em todo Brasil e está entre as quatro cidades gaúchas que receberão recursos do PAC das Cidades Históricas.
De acordo com o Prefeito Cláudio, foi anunciado no encontro que o governo federal prevê a liberação de R$ 1 bilhão para restauração de monumentos e edificações de uso público e para requalificação de espaços públicos. Além desses recursos foi confirmada a destinação de R$ 300 milhões em linha de crédito para restauro de imóveis privados.
“ É um orgulho para nós ver o nosso município entre os quatro únicos do Rio Grande do Sul que irão receber esses recursos, exatamente pelo fato de termos priorizado as políticas de valorização do patrimônio cultural e histórico do município. A nossa dedicação com projetos e ações nessa área ,sem dúvida, foram decisões acertadas que hoje estão trazendo grandes benefícios para nossa cidade”, destaca o prefeito.
Ainda segundo Cláudio Martins ele retorna a Brasília no mês de março para apresentar os projetos de prioridade no município, na área do patrimônio histórico. “ Neste momento vamos focar na garantia de recursos para restaurar a Matriz do Divino Espírito Santo e também o Mercado Público, importante prédio na história do nosso povo e fundamental para se consolidar como mais um espaço de potencialização do turismo em nossa cidade”, observa.
No Rio Grande do Sul, além de Jaguarão, conquistaram recursos do PAC, as cidades de Porto Alegre, Pelotas e São Miguel das Missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.