sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Prefeito reúne-se com órgãos de segurança para tratar de temas polêmicos sobre o Carnaval

Foto: Fernanda Cassel



Por Fernanda Cassel
O tema das cadeiras nas calçadas e a participação de crianças menores de 12 anos nas escolas de samba, blocos e trios elétricos foi pauta de reunião na manhã de hoje (01º), na Prefeitura Municipal. Na oportunidade o Prefeito Cláudio Martins recebeu em seu Gabinete a Promotora de Justiça, Márcia Fonseca, a delegada Juliana Ribeiro, o Comandante do 3º BPAF, Major Sílvio Cardoso, o Capitão da BM Diogo Franco e a conselheira tutelar, Aline Gonçalves. Também estiveram presentes o vice-prefeito, Lisandro Lenz, o secretário adjunto de cultura e turismo, Alencar Porto e o secretário de governo, João Cláudio Pedroza.
O encontro teve início com o debate a respeito da reunião realizada no dia 29 de janeiro, na promotoria, com a presença dos órgãos de segurança e outras representações, onde foi deliberado, entre outras medidas, a proibição da presença de menores de 12 anos em desfiles na passarela do samba e também a colocação de cadeiras de praia no espaço público (calçadas) a fim de facilitar a atuação dos órgãos de segurança, na Av. 27 de janeiro, entre as ruas Odilo Gonçalves e Carlos Barbosa.
O Prefeito Cláudio Martins questionou as decisões e reafirmou os argumentos enviados em documento, por orientação sua, à promotoria. Ele destacou que as o uso das cadeiras é uma tradição nos carnavais de Jaguarão e que são utilizadas em sua maioria por pessoas idosas. Além desses fatores o Prefeito afirma que as cadeiras somam-se as arquibancadas, para uma melhor acomodação do público gratuitamente. “ As cadeiras tornam ainda mais democrático e popular nosso carnaval. É uma experiência que dá certo há décadas e que tem um caráter familiar”, observou.
Embora com discordância de alguns órgãos, a colocação das cadeiras está liberada, porém com algumas regras a fim de garantir maior segurança e também espaços para saída de emergência, o que na avaliação do Major Cardoso é fundamental em caso de tumultos.
Ficou definido que as cadeiras sejam dispostas em uma única fila, obedecendo espaço aberto de um metro de vão a cada 30 cadeiras, as quais não podem estar amarradas ou fixadas de nenhuma forma. A colocação das cadeiras deve obedecer o horário de início da programação do carnaval e a retirada deve ser feita no horário de término, ou seja, é proibida a permanência de cadeiras nas calçadas fora do horário de desfiles de trios, blocos e escolas. Além dessas regras o Capitão Diogo reforçou a importância das cordas de contenção e também a necessidade de demarcar o solo nestes espaços.
Em relação ao tema das crianças participarem dos desfiles de blocos e escolas o Prefeito Cláudio Martins foi firme na defesa de que essa é uma questão cultural e que é tradicional a presença de crianças nos desfiles. “As crianças estão junto a seus pais. São destaques das escolas, participam de alas e da bateria. Isso é muito forte na cultura popular”, defendeu.
A promotora enfatizou que essa decisão não será mudada, pois acredita que ela é essencial para a segurança das crianças. Ela salientou que acredita que essa festa não é um espaço adequado para os menores e afirmou que as escolas já foram orientadas a entrar em contato com o Juizado da Infância e Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.