segunda-feira, 25 de março de 2013

Alunos do curso de Arquitetura da UFPEL apresentam propostas de revitalização urbana em Jaguarão

foto: Roberto Luzardo


Na tarde desta quarta-feira (20), alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, sob orientação da professora Ana Lúcia Oliveira, apresentaram os resultados de estudos e projetos para a requalificação urbana de Jaguarão na Biblioteca Pública Municipal. Os projetos, focados na orla do rio Jaguarão, , Praça Dr. Alcides Marques e Largo das Bandeiras, são fruto de três meses de levantamentos realizados no município. Com base nestes estudos, foram realizados diagnósticos e diversas propostas de intervenções, que foram apreciadas e discutidas por autoridades, gestores e técnicos do poder público e pessoas da comunidade em geral. Foram debatidas também propostas de sinalização turística, acessibilidade, padronização do mobiliário urbano e sugestões de qualificação de áreas públicas, como, por exemplo, o entorno da Ponte Barão de Mauá, de grande potencial patrimonial e turístico para a região.
Na oportunidade, o Prefeito Cláudio Martins agradeceu o carinho dos professores e alunos presentes, que se dedicaram a conhecer melhor a cidade, seus usos e sua população. Martins também destacou que, com o PAC 2 - Cidades Históricas, onde Jaguarão está presente entre os quatro municípios do Estado que são prioritários para a execução de obras de restauro de prédios e requalificação de espaços públicos, haverá uma grande oportunidade de melhorar as condições de vida da população, por meio da recuperação de seu patrimônio cultural. "As propostas apresentadas pelos estudantes vem ao encontro das políticas públicas que estamos implantando em nosso Município. Vislumbramos uma boa perspectiva para Jaguarão e estamos otimistas com a ideia de trabalharmos juntos na construção de uma cidade melhor para seus habitantes, que também aposta no turismo cultural como eixo indutor de desenvolvimento", finaliza.
Ao longo do próximo semestre, os futuros arquitetos que serão formados pela UFPEL, continuarão trabalhando tendo Jaguarão como base para seus estudos. (Andréa Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.