quarta-feira, 6 de março de 2013

Cadeia do PET é tema de reunião no Gabinete do Prefeito

foto: Fernanda Cassel

Por Fernanda Cassel
Na última quinta-feira, 28 de fevereiro, foi realizada uma reunião sobre a cadeia solidária binacional do PET. Na oportunidade o Executivo e os membros da Cooadesps de Jaguarão receberam representantes da Secretaria Estadual de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, cooperados de Pelotas e Canguçu, que integram a Coopetsul, e também representantes do Executivo de Canguçu.

O encontro teve como objetivo conversar sobre o andamento do processo da cadeia do PET na região sul que será instalada no polo Jaguarão. Entre as questões debatidas estava a construção do galpão que será erguido em área licenciada para manejo de resíduos sólidos na Estrada Velha e também os informes sobre o maquinário, que segundo o governo do estado deve chegar em Jaguarão nos próximos dias.

Para o vice-prefeito Lisandro Lenz a expectativa é de que essa seja a primeira indústria de Jaguarão. Ele explica que o galpão receberá o pet das cidades da região, transformando esse material em flake, o qual depois será enviado a cidade de San José, no Uruguai para ser transformado em fibra sintética. Após essa fase, em Minas Gerais, a fibra é transformada em tecido, o qual chega para várias associações de costureiras do Rio Grande do Sul e também para outros locais de economia solidária.

“ A importância desse projeto é que ele está articulado com o desenvolvimento social e econômico do município. Ele é um gerador de trabalho socialmente justo e de grande importância ambiental por estar retirando o pet do meio ambiente”, avalia Lenz.

Durante a reunião ficou encaminhado que no dia 13 de abril será realizado o I Encontro Regional que deve contar com catadores e gestores públicos dos 22 municípios da região para discutir e articular ações conjuntas da cadeia do pet e coleta seletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.