quinta-feira, 21 de março de 2013

I Fórum Binacional de Educação Técnica na Fronteira discute implantação do IFSUL em Jaguarão


Fotos: Fernanda Barbier

Por Fernanda Cassel
Na tarde de sexta-feira  (15), com a presença de autoridades brasileiras e uruguaias, foi realizado na Biblioteca Pública Municipal  o I Fórum Binacional de Educação Técnica na Fronteira Jaguarão-Rio Branco, espaço que promoveu discussões sobre a implantação do IF-Sul em Jaguarão assim como questões relacionadas ao desenvolvimento local e as potencialidades da região.
Durante a atividade os presentes também tiveram a oportunidade de conhecer experiências de cursos técnicos binacionais, implantados em Santana do Livramento, através de uma parceria do IF-SUL e Conselho de Educação Técnico Profissional-Universidade do Trabalho do Uruguai (CETP-UTU), assim como as experiências do curso binacional de Arroz e Pasturas que está em sua segunda edição e é oferecido em Rio Branco.
Para o Prefeito Cláudio Martins o evento foi extremamente positivo e essa conquista é resultado de uma grande mobilização de diversos atores e também de um novo momento do governo federal que começa a dar um novo olhar e avançar nas políticas de fronteira. “Essa é mais uma etapa que consolida esse projeto que está se tornando realidade no nosso município e com certeza vai trazer novas perspectivas para os jovens da nossa fronteira e também da região, que passam a ter mais facilidade no acesso a qualificação profissional”, observou.

Após a cerimônia de abertura o público acompanhou uma apresentação sobre o Instituto, realizada pelo Pró-Reitor de Ensino, Ricardo Costa e uma apresentação da instituição uruguaia, feita pelo Diretor Geral do CETP-UTU, Eduardo Davidt. No segundo momento foram abordados os temas de desenvolvimento regional, potencialidades de Jaguarão e região, e detalhes sobre o setor agropecuário do município, assuntos apresentados pelo Deputado Uruguaio Yeru Pardinãs, pelo prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins e pelo ex-prefeito e ex-presidente do sindicato rural, João Alberto Silveira, respectivamente.
Encerrando a atividade foram apresentadas as experiências binacionais, pelo  Diretor Geral do Campus Santana do Livramento , Alessandro Lima e pela Diretora da Escola Técnica de Rio Branco-Uruguai, Sandra Garate.

Também estiveram presentes no evento, a secretária de educação, Maria da Graça Souza, o Deputado Federal, Fernando Marroni (PT/RS), a Deputada Estadual, Miriam Marroni (PT), a Diretora do Programa Agrário, Susana Lerena, o reitor do IF-Sul, Marcelo Bender, a secretária de cultura de Rio Branco, Mireya Brochado, o presidente do Legislativo, Antônio Carlos Marques, o futuro diretor do polo Jaguarão, Fabian Debenedetti, a assessora de Assuntos Internacionais, Lia Pachalski, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.