quarta-feira, 27 de março de 2013

Secretário de Saúde participa do Seminário Estadual de Influenza


Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini

O Secretário Celso Caetano participou no dia 21 de março em Porto Alegre do Seminário Estadual de Influenza, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde através do CEVS ( Centro Estadual de Vigilância em Saúde ).O evento que abordou sobre a campanha nacional de vacinação de influenza, reuniu um grande número de participantes ,no auditório do Hotel Embaixador, entre eles profissionais da saúde, representantes de entidades de classe e gestores de todo estado.
A vacinação será realizada no período de 15 a 26 de abril, sendo que o dia 20 de abril é o dia D contra a Influenza.
A palestrante Carla Magda Domingues, do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde , destacou que o Brasil é o país que possui o maior calendário de vacinação do mundo. Nesta campanha serão vacinados quarenta e quatro milhões de brasileiros, e a meta do ministério é de atingir em um curto prazo de tempo 80% da população brasileira que fazem parte do público alvo da campanha.
A palestrante Lucia Bricks da Sociedade Brasileira de Imunizações informou que após tomar a vacina, os efeitos variam de 14 a 21 dias para começar, portanto é mito a afirmação de que tomou a vacina e ficou gripado. “Isso não é verdade e ocorre porque a pessoa já deveria estar com o vírus da gripe incubado”.
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde a gripe tem cura. A afirmação busca quebrar o paradigma de que a doença é tratada apenas com descanso em casa. O tratamento tornou-se popular durante a pandemia de 2009, quando passou a ser ofertado o antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu. Devido ao fato de que o medicamento possui sua maior eficácia durante as primeiras 48 horas de sintomas, recomenda-se que a pessoa procure atendimento médico de imediato quando estiver com sintomas de febre, dor de garganta e dores nas articulações, musculares ou de cabeça. Juntamente a esse chamamento à população, é feito um reforço para que a comunidade médica esteja atenta a esses sintomas para a prescrição do antiviral.
O medicamento é distribuído gratuitamente nas farmácias municipais, hospitais, pronto socorros e outros locais.

reprodução

           SAIBA MAIS:
Ao todo, o RS receberá em torno de 3,1 milhão de doses da vacina do Ministério da Saúde. Ela aumenta a proteção contra três tipos de vírus de gripe (dois deles chamados de Influenza A, incluindo o H1N1, e uma cepa da Influenza B). O público-alvo da campanha são as pessoas acima dos 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de 2 anos, gestantes (e mulheres que tenham dado a luz até 45 dias antes do início da campanha), portadores de doenças crônicas que tenham recomendação médica para a imunização, profissionais da saúde e indígenas aldeados.
Conforme orientações ainda como prevenção contra a gripe continuam os mesmos cuidados dos anos anteriores.
·         Ao espirrar ou tossir, não contamine suas mãos. Use um lenço descartável ou a dobra do cotovelo.
·         Lave as mãos várias vezes ao dia ou use álcool gel;
·         Em casa, no colégio ou no ônibus: abra as janelas e deixe o ar circular;
·         Evite contato próximo com pessoas doentes;
·         Não compartilhe copos, talheres e alimentos;
.         Evite tocar seus olhos, nariz ou boca, sem antes lavar as mãos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.