terça-feira, 9 de abril de 2013

Conheça os trabalhos de prevenção e combate a dengue no município



A Secretaria Municipal da Saúde comunica a população em geral que mantém desde 1998 um programa de controle e combate ao mosquito Aedes Aegypti, (mosquito este responsável pela transmissão da doença Dengue). No município de Jaguarão a secretaria da Saúde conta com uma equipe de 4 pessoas devidamente treinadas e habilitadas a fazer pesquisas de focos, dedetizações e controle desses vetores e também de outros insetos transmissores .
Semanalmente os servidores da Secretaria fazem o controle do Aedes Aegypti em 74 armadilhas localizadas em locais de fluxo de veículos da cidade, também são visitados PE (Pontos estratégicos), ou seja, Ferro - velhos, borracharias, postos de gasolina, cemitérios, postos de materiais recicláveis, onde são feitas coletas de larvas para identificação das espécies de mosquitos.
Além dos trabalhos rotineiros, realiza-se visitas domiciliares para orientação sobre higiene e saneamento, quando provado a necessidade e carência do morador a equipe de vigilância ambiental dispõe de módulos sanitários (vaso Sanitário, fossa séptica, lavatório, tanque de lavar roupa e pia de cozinha). Esse trabalho tem por objetivo melhorar as condições de saneamento e prevenir doenças diarréicas e doenças transmitidas através da água parada.
Uma forma para evitar a criação de focos de mosquito na cidade foi a criação do ECOPONTO (Posto de Coleta de Pneus em desuso para destino final). A Secretaria da Saúde através do Setor de Vigilância Ambiental mantém o monitoramento das borracharias e locais onde possam existir pneus jogados a céu aberto. Esses pneus são armazenados em um depósito fechado e dedetizados, e após são transportados pela RECICLANIP para destinação final.

A Reciclanip foi criada em março de 2007 pelos fabricantes de pneus novos Bridgesíone, Goodyear, Michelin e Pirelli e, em 2010y a Continental juntou- se à entidade. A Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo. O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país.

Outras atividades da Vigilância Ambiental são: Programa de Controle a Doença de Chagas, (barbeiro) em todo município, Programa Visiágua na cidade e no interior , Digitação de dados da Dengue, programa de módulos sanitários, palestras e participação em eventos.

Recentemente, novembro e dezembro de 2012, em Jaguarão bem como em algumas cidades do Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai e também suas cidades limítrofes , foram realizadas atividades de LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti) que consiste em um mapeamento total da cidade, com todas as residências e terrenos baldios, ruas e quarteirões. O trabalho foi realizado em 20% dos imóveis da cidade e nada foi constatado com relação ao mosquito transmissor da Dengue, Esse trabalho de prevenção a Dengue é desenvolvido no município por uma equipe de quatro pessoas, sendo três do município e um cedido pela FUNASA (Fundação Nacional da Saúde), um veículo, maquinas de dedetizar, equipamentos de EPI, áudio visuais, barraca pantográficas e acessórios, panfletos, folders, cartazes, banner e faixas.

Saiba mais:
A Dengue é uma virose, ou seja, uma doença causada por vírus. O vírus é transmitido para uma pessoa através da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti.
A doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica e a dengue hemorrágica.
Dengue Clássica: os sintomas são mais brandos. A pessoa doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Neste caso, dificilmente acontecem complicações, porém alguns doentes podem apresentar hemorragias leves na boca e nariz.
Dengue hemorrágica (ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez): neste caso a doença manifesta-se de forma mais grave. Nos primeiros cinco dias os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Porém, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos e choque circulatório. Pode ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais intensas e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não ocorrendo acompanhamento médico e tratamento adequado, o paciente pode falecer.

Quais os principais sintomas?
A dengue clássica se manifesta assim:
99% das pessoas apresentam febre durante cerca de sete dias com inicio abrupto.
60% têm dor de cabeça frontal severa» dores nas articulações e músculos.
50% têm dor atrás dos olhos (retro-orbital);
50% têm prostação, indisposição, perda de apetite* náusea e vômitos*
25% têm manchas vermelhas no tórax e braços»
IMPORTANTE: A Dengue se diferencia de resfriados e gripes por não apresentar sintomas respiratórios.

Há tratamento para a doença?
Não existe tratamento específico, Diante a mínima suspeita de dengue não utilize medicamento a base de ácido acetil - saiicílico. Beba bastante água e consulte um médico.
Existe vacina contra a dengue? Quantas vezes a pessoa pode ter a doença?
Não existe vacina. Existem quatro tipos de vírus (Den 1, Den 2, Den 3 e Den 4), pode-se adoecer por cada um dos vírus circulantes que está no mosquito, então, quatro vezes. Cada tipo confere imunidade.

Recomendações
Dengue é uma doença que pode evoluir rapidamente da forma clássica para quadros de maior gravidade;
À pessoa só desenvolve imunidade para o tipo de vírus que contraiu e pode infectar-se com outro sorotipo, o que aumenta o risco de doença hemorrágica;
 Á identificação precoce dos casos de dengue é de importância fundamentai para o controle das epidemias;
Combater os focos do mosquito transmissor é a única maneira de prevenir a transmissão da doença.
A prevenção é a única arma contra a doença.
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d'água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.