quarta-feira, 10 de abril de 2013

Vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira


A campanha de vacinação contra a gripe vai começar na próxima segunda-feira (15) e segue até o dia 26 de abril. De acordo com a enfermeira Sabrina Vencato, as vacinas serão oferecidas em todas as Unidades Básicas de Saúde e os familiares dos idosos acamados, que não têm condições de se deslocarem até o posto, já podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima e deixar o nome e endereço para que o idoso seja vacinado em casa.

Ainda segundo a enfermeira o Ministério da Saúde, por meio do programa Nacional de Imunizações (PNI), vai marcar o dia 20 de abril (sábado), como o dia de divulgação e mobilização nacional da campanha contra a influenza.

Os grupos prioritários para vacinação são: indivíduos com 60 anos ou mais;  trabalhadores da saúde;  crianças de 6 meses a menores de 2 anos;  gestantes;  puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto);  portadores de doenças crônicas (doença respiratória crônica, cardiopatias, doença renal crônica, doenças neurológicas, diabetes, obesidade grau III, pessoas com HIV, transplantados, pessoas com câncer que fizeram quimioterapia ou radioterapia);  população privada de liberdade.

Além da vacinação, existem medidas preventivas comprovadamente eficazes para combater a gripe e devem ser amplamente adotadas como: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, antes de comer, antes de tocar os olhos, a boca e o e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas, como corrimãos, bancos, maçanetas etc, usar lenço descartável ao tossir ou espirrar.

É importante alertar que pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, aglomerações e ambientes coletivos.


Saiba mais:
A influenza é uma infecção aguda viral que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias de pessoas contaminadas ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e nariz.
Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão e secreção nasal, tosse, rouquidão, febre, mal-estar, dor de cabeça, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.