terça-feira, 16 de abril de 2013

Seminário avalia carnaval deste ano e discute as projeções para a festa em 2014


Fotos: Fernanda Barbier

Na última quinta-feira (11) mais de cem pessoas participaram do Seminário “Avaliando e Planejando o Melhor Carnaval do Sul”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Cultura e Turismo. A atividade que aconteceu no auditório da Biblioteca Pública teve início com a apresentação de um programa especial sobre o carnaval 2013 e na sequência foi realizada a cerimônia de abertura, em que estiveram presentes, o vice-prefeito Lisandro Lenz, o presidente do Legislativo, Antônio Carlos Marques, o secretário de Cultura e Turismo, Carlos Marques, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Vieira, o comandante do 3º BPAF, Major Sílvio Cardoso, o presidente da Liga das Entidades Carnavalescas, Félix Alarcon e o presidente da Liga dos Trios Elétricos de Jaguarão, Diego Miranda.
No momento das falas os componentes da mesa destacaram a importância de estarem dialogando e já planejando em conjunto ações que garantam que o carnaval de Jaguarão mantenha o nível de qualidade que vem tendo , consolidando a marca de um dos melhores carnavais do estado.
Entre as manifestações da abertura destaque para apresentação sobre o trabalho de segurança pública no carnaval, em que o Major Silvio Cardoso, mostrou todo o processo preparatório do efetivo e também o balanço operacional das noites de folia, que teve resultados positivos.
O vice-prefeito Lisandro Lenz ressaltou a importância da soma de esforços no planejamento do carnaval de 2014 e considerou positiva a organização dos trios que criaram uma Liga neste ano assim como os ambulantes que estão em processo de organização. Ele também falou sobre o questionário que foi entregue a todas as pessoas que estiveram no local, para que deixassem suas opiniões. “O material será utilizado nas demais reuniões ao longo do ano e será fundamental para o planejamento”, disse.
Durante as falas também foi levantado pelo secretário Paulo Vieira a articulação com o Banco do Brasil sobre o programa Microcrédito, que poderá qualificar os serviços dos ambulantes que atuam no carnaval, os quais já são 140 trabalhadores. 
Após o ato de abertura foi dado início ao terceiro momento conduzido pelo secretário adjunto de Cultura, Alencar Porto, que enfatizou que o Executivo é contra privatização do carnaval, afirmação que foi apoiada pela maioria dos presentes. Na sequência foi aberto o espaço para intervenção da plateia e debates, onde vários assuntos ganharam destaque, como por exemplo, o horário do carnaval, o número dos dias de desfiles das escolas de samba, a antecipação do horário para que crianças possam participar dos trios, infraestrutura e normas de segurança na passarela do samba, entre outros.
Como encaminhamento do seminário ficou definido que nos próximos dias serão marcadas reuniões setoriais para dar sequência ao processo de planejamento. 
Por Fernanda Cassel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.